Fim da pausa

Quem acompanha o nosso blog desde o início percebeu que há cerca de um mês não publico textos novos. Por motivos de saúde fiz algumas mudanças na minha rotina, que levaram à impossibilidade de me dedicar ao blog.

Na última sexta-feira fui operada para a retirada de um nódulo na mama direita. Como eu iria fazer uma viagem longa, minha ginecologista achou por bem pedir exames mais completos, e incluiu entre eles uma mamografia e uma ultrassonografia das mamas. Os exames mostraram um nódulo, do qual foi feita uma biópsia que detectou a presença de células atípicas. Foi o bastante para me encher de medo e angústia… Agora estou bem, mas todo esse episódio só me fez pensar o quanto somos, simplesmente, vulneráveis.

A maior parte das campanhas de prevenção do câncer de mama são, a meu ver, feitas de forma errônea. É certo que a mamografia é um importante exame para indicar a presença de problemas na mama. O autoexame também é um aliado fundamental da mulher, que ao investigar o próprio corpo pode detectar algo errado muito antes do médico. Mas eu tive um nódulo imperceptível ao toque, e somente a biópsia ofereceu informações precisas sobre sua natureza e a necessidade de retirá-lo. O que me fez descobri-lo tão cedo foi a atitude da minha médica.

Não basta incentivar as meninas e mulheres a fazerem o auto-exame das mamas, isso é muito pouco. Precisamos ter uma relação mais íntima com o nosso corpo, aprendendo desde criança a conhecer os seus sinais. Não podemos continuar dizendo às crianças que “é feio” se tocar. Por outro lado, somente oferecer à mulher acima de 40 anos uma mamografia por ano não irá livrá-la do câncer. A atenção à saúde não começa, muito menos termina, com um exame.  O maior aliado da Saúde é a Educação, e mais do que combater doenças precisamos investir numa cultura de preservação da vida. Isto signifca, também, que o Estado deve garantir a todos os cidadãos não só a realização de um exame, mas todos os recursos disponíveis para a manutenção da sua saúde e detecção precoce das doenças, assim como o seu tratamento. Sabemos que nem mesmo quem paga um plano de saúde tem esta garantia.

Termino este texto com um abraço solidário a todas as mulheres que estão agora lutando contra o câncer de mama.

 

1 comentário

Arquivado em Nós três

Uma resposta para “Fim da pausa

  1. Adelzuita

    Amiga,é bom saber que você detectou em tempo oseu problema de saúde.”Como alguém pode descobrir osentido das coisas que acontecem?Isso é profundodemais para nós emuito difícil de entender.Mas resolvi estudar e conhecer as coisas.” Eclesiastes4.24/25. Saúde.

Deixe uma resposta

