Bibliotecas Públicas realizam programação especial de promoção à inclusão em Salvador

 
 
No mês de setembro, as Bibliotecas Públicas realizam a “Primavera da Inclusão”, uma programação especial voltada para promover a inclusão de pessoas com necessidades especiais, além de discutir e estimular a participação cidadã. As bibliotecas públicas do Estado oferecerão aos seus usuários palestras e oficinas gratuitas focadas nos direitos de pessoas surdas, cegas e portadores de deficiências físicas. É a promoção do acesso sem restrições.

Na Biblioteca Anísio Teixeira (BAT), o I Seminário “A importância da Biblioteca na vida sociocultural do surdo” dará início às atividades. Promovido pela Fundação Pedro Calmon/Secult, o seminário acontecerá no dia 12 de setembro, das 8 às 18h. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas através do email bat@fpc.ba.gov.br ou dos números 31176337/6339. Será fornecido certificado aos participantes. Na ocasião, ocorrerá também a inauguração do Setor de Atendimento à Criança e ao Adolescente Surdo (SACAS), um espaço que oferecerá atendimento especializado para esta parcela da população.

De acordo com a Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos – APADA, 4% da população de Salvador é surda. Diante desta realidade, “a Biblioteca Anísio Teixeira, como espaço difusor da cultura e da inclusão social, desenvolve, através do incentivo à leitura, um trabalho junto aos surdos, e promove o I Seminário sobre a relevância da língua portuguesa oral e escrita para o seu desenvolvimento e relacionamento com a comunidade em que vivem, despertando-os para seus direitos enquanto cidadãos”, destaca a diretora da BAT, Ângela Deiró. O Seminário comemora também o Dia Nacional do Surdo (26/9). A data foi escolhida por lembrar o dia da inauguração da primeira escola para surdos no país, o Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro em 1857, atualmente chamado de Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Já na Biblioteca Pública do Estado, será a vez de saber mais sobre Acessibilidade, com a especialista em Orientação e Mobilidade, Ednalva Guedes Dias, no dia 22, às 10h. A garotada também poderá participar, no dia 13, às 10h, da oficina com crianças surdas com a oficineira Marcia Araújo, na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato.

BAT – Desde o ano de 2006, a Biblioteca Anísio Teixeira promove o Curso de Noções Básicas de Libras, visando formar pessoas habilitadas para o atendimento aos surdos. Dando continuidade a esta iniciativa, foi realizada, em 2008, a primeira parte deste curso, destinado à capacitação dos funcionários da Diretoria de Bibliotecas. A BAT vem incentivando, desde então, a inclusão do surdo de várias formas. Dentre elas, destaca-se, por exemplo, a exibição de filmes nacionais com legenas em português e a presença de um funcionário capacitado para dialogar através das LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) com os frequentadores. .

Serviço

O que: Programação “Primavera da Inclusão”
Onde: Bibliotecas Públicas do Estado
Quando: Durante todo o mês de setembro
Entrada franca
—-

Programação do
I Seminário “A importância da Biblioteca na vida sociocultural do surdo”

Quando: 12 de setembro, das 8h ás 18h.
Onde: Biblioteca Anísio Teixeira
Inscrição gratuita pelos tels. 31176337/6339 ou email bat.fpc@fpc.ba.gov.br
Obs.: vagas (limitadas)

08h – Abertura oficial ( com o Hino Nacional em Libras)
08h30 – Desriée de Vit Bregrow (fono): A importância do português para o surdo (Dissertação de Mestrado – UFBA)
9h – Depoimento de Ângela Deiró, diretora da Biblioteca Anísio Teixeira, que falará sobre sua experiência com uma filha surda.
09h30 – Marcilio de Carvalho Vasconcelos (Surdo): tema “Eu surdo”
10h – Intervalo e Inauguração do SACAS – Setor de Atendimento a Criança e ao Adolescente Surdo
13h30 – Márcia Araujo (Psicóloga): A família contando história para surdo
14h – Milton Araujo (Surdo): a importância da história infantil para o desenvolvimento da criança surda.
14h30 – Nilton Sá Damasceno “Humor Surdo”
15h – Discussão para formatação de um documento onde os surdos debaterão sobre o que eles esperam do SACAS, a ser encaminhado à FPC/SECULT
16h30 – Participação de Edinilson com apresentação da tradução do Livro Curi, Curi, Curiosos da escritora Bernadeth Argolo, em Libras.
17h – Encerramento com a música “Aquarela” de Vinicius de Morais e Toquinho traduzida em Libras


Deixe um comentário

Arquivado em Notícias inclusivas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s